7.10.07

O Homem-Placa

São Paulo: O cineasta Hector Babenco, argentino naturalizado brasileiro (e paulistano), viu a Mostra nascer. Seu filme LÚCIO FLÁVIO – O PASSAGEIRO DA AGONIA foi um dos 23 filmes exibidos na 1ª Mostra, em 1977, e venceu o Prêmio do Público. Seus dois maiores sucessos desde então também foram exibidos no evento: O BEIJO DA MULHER ARANHA foi um dos grandes destaques da 9ª Mostra (1985), e PIXOTE – A LEI DO MAIS FRACO mereceu uma exibição especial na 18ª Mostra (1994).

Neste ano, Babenco retorna com uma forte presença na 31ª Mostra. Babenco idealizou e posou para a imagem do pôster deste ano, um homem-placa do centro de São Paulo. Um desenho estilizado da sua figura, de calças pretas, boina e óculos escuros, ilustra a vinheta que vai preceder a exibição dos filmes, numa arte que mimetiza o caos e o dinamismo paulistanos, usando como identidade as cores amarelo e cinza – bem diferentes do vermelho predominante na edição do ano passado. Por fim, seu 10º longa, o ainda inédito O PASSADO, uma co-produção Brasil-Argentina estrelando o mexicano Gael García Bernal, foi escolhido como o filme da abertura da 31ª Mostra, no próximo dia 18 no Auditório Ibirapuera.

Pensando em um conceito para o pôster, Babenco quis abandonar os clichês das artes e desenhos sobre cinema (tela, projetor, película etc.), buscar uma imagem urbana e bem-humorada e associar a Mostra a “uma garimpagem de ouro e preciosidades culturais para a cidade”. Babenco serviu de modelo. Em uma manhã movimentada na rua Barão de Itapetininga, posou para cerca de 600 fotos durante cinco horas. Munido de um maço de notas de 10 reais, “alugava” as placas dos ambulantes para tirar as fotos. Na imagem escolhida, ele empunha uma placa quadrada onde se lê “Compro Ouro, Platina e Brilhantes”, enquanto “veste” no próprio corpo um banner amarelo anunciando a Mostra.

“Me senti um Jacques Tati”, brinca Babenco. As fotos foram feitas por Armando Prado e Marcos Camargo, e a direção de arte do pôster é de Marcelo Pallotta.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei o conceito desse pôster, realmente ficou bem original - longe daquilo que estamos acostumados para cartazes de Festivais de Cinema.

Abraço!

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru