
John Woo (1946), é chinês e começou a ser reconhecido no fim dos anos 80 com O ASSASSINO (1989), após fazer sucesso por mais de dez anos em Hong Kong. Hoje é visto como um dos mais importantes diretores de filmes de ação. Dirigiu A OUTRA FACE (1997), MISSÃO IMPOSSÍVEL 2 (2000) e outros. Eis suas impressões em entrevista exclusiva para SPOILER!
WOO, Filme sem gramática
Não conheço nenhuma regra, nenhuma verdadeira "gramática" do cinema. Quando preparo uma cena, não digo "oh, é preciso filmá-la em grande plano" ou "oh, isso é um grande plano". Prefiro filmar de várias distâncias e tomar minha decisão final na montagem, porque é ao mesmo tempo o momento em que melhor consigo ter um espírito de síntese e aquele em que o filme começa realmente a ganhar vida.
Portanto, não hesito em filmar cada cena com várias câmeras (já tive até 15 câmeras para cenas de ação especialmente complexas) e até rodar algumas câmeras em velocidades diferentes (minha velocidade preferida é de 512 imagens por segundo, ou seja, 20 vezes mais lenta que a normal). O motivo dessa desaceleração é que, quando descubro na montagem um momento especialmente forte, do ponto de vista dramático ou emocional, gosto de fazê-lo durar o maior tempo possível. Portanto, filmo sob vários ângulos ao mesmo tempo, mas pode acontecer que no final o desempenho do ator seja tão formidável que eu decida utilizar apenas o grande plano para a cena inteira e jogar fora todo o resto. [...]
Burocracia de Hollywood

Por outro lado, enquanto funcionar, eles lhe dão um controle criativo total na filmagem. Nunca mostrei meus copiões aos produtores, quando trabalhava em Hong Kong. Eu filmava e lhes entregava o produto acabado, muitas vezes com atraso e tendo ultrapassado o orçamento. Mas eles só se queixavam se o filme não desse dinheiro.
Em Hollywood fiquei francamente surpreso de ver a que ponto o processo criativo é complexo e político. Há muitas pessoas envolvidas que querem impor suas idéias, reuniões demais e não se assumem riscos suficientes. É preciso ter uma energia incrível para ainda ter vontade de filmar quando finalmente lhe dão a aprovação. O problema é que eu trabalho enormemente pelo instinto. Gosto de criar no set, e não antes. [...]
Para trabalhar bem com atores, acredito que é preciso estar um pouco apaixonado por eles. Isso é uma coisa que compreendi muito cedo, assistindo a A NOITE AMERICANA [1973], de [François] Truffaut [1932-84]. Era fascinante ver a que ponto ele amava seus atores. Para mim é a mesma coisa. Por isso insisto em passar muito tempo com eles antes da filmagem e discuto muito para descobrir quem eles são e o que têm na cabeça. Faço-os falar sobre seu modo de vida, seus sonhos, aquilo de que gostam e o que detestam.
Por John Woo, direto para SPOILER
SPOILER
4 Anos
26.11.03 ~ 26.11.07
4 Anos
26.11.03 ~ 26.11.07
Um comentário:
Olha 4 anos... Não são 4 dias... Muito chão, ou por ser na web seria muitos cabos... Bom que se tornem mais e mais e que seja sempre com essa qualidade.
[s]s
Postar um comentário