São Paulo (Dia 5): Foi um dia repleto de "fantasmas" na Mostra. Começou com SOMBRAS DE GOYA, do tcheco Milos Forman, que retorna o mesmo estilo de AMADEUS, nesse filme sobre a terrível inquisição espanhola no príncipio do séc XIX.
As sombras do título referem-se aos personagens que gravitam em torno de Goya, Javier Bardem faz o mais fascinante, o inquisidor da Igreja Católica que vira agente de Napoleão. Forman mostra como a pintura retrata a história, por meio de uma narrativa cheia de reviravoltas e de personagens que revelam o que há de melhor e pior no ser humano. Um filme injustiçado pela crítica, menor que AMADEUS, mas nem por isso pior quanto.
CASHBACK é uma grande surpresa. É uma extensão de um curta homônimo indicado ao Oscar em 2004. Na realidade o curta foi um laboratório piloto desse grande filme que narra os dilemas de um jovem estudante de arte, como amor, trabalho, amizades, tempo e destino. O roteiro é poético, quase melancólico, povoado com grandes momento de catarse. O ator que vive o jovem (Sean Biggerstaff, o capitão de Quadribol de Grifinória em Harry Potter) impressiona em seus dilemas existenciais muito bem trabalhados pelo promissor diretor Sean Ellis.
A narrativa de A DESCONHECIDA (LA SCONOSCIUTA) é cinematográfica. Giuseppe Tornatore invoca o cinema, sem sequer mencioná-lo. Invoca aquilo que o cinema tem de mais vulgar, manipulativo, popular e barato, explicitamente à Hitchcock. É uma reviravolta na filmografia do diretor. A direção é precisa e recria uma claustrofobia paranóica. A trilha de Ennio Morricone é tensa e não dá descanso ao público que roi as unhas em busca dos fantasmas de uma mulher ucraniana, a tal desconhecida. É um dos melhores suspense de todos os tempos. E para sorte de todos, deve estrear em circuito nacional.
Por fim, 4 MESES 3 SEMANAS E 2 DIAS, reflete os fantasmas do aborto numa Romênia comunista. É um filme bem forte, mas não necessariamente espetacular. A Palma de Ouro poderia muito bem ter ido para DO OUTRO LADO ou PERSEPÓLIS. Filmes mais instigantes e mais bem realizados...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Marfil, desculpa. Acho que ainda não tinha visitado seu blog. Vc está vendo a Mostra tb, né? Vi seu nome lá no blog do Vinicius. Parabéns pela cobertura!
Abs!
Agora fiquei com muita vontade de ver o de Tornatore!
Também fiquei com vontade de ver esse do Tornatore, espero mesmo que estréie em circuito nacional. E tenho muita desconfiança quanto a esse "Sombras de Goya", especialmente pela recepção da crítica - mas o fato de você dizer que foi injustiçado já é um motivo para vê-lo quando estrear. E esperava mais de "4 Meses", mas de qualquer forma estou bem ansioso para ver.
Abraço!
Bem pessoal, A DESCONHECIDA é o meu filme da MOSTRA, por enquanto. Eu ainda não acredito que ele tenha se reinventado de tal forma. Esse filme é diferente de tudo que ele já filmou!
Postar um comentário