São Paulo (Dia 9): Interpretar Mariane Pearl, mulher do jornalista do "The Wall Street Journal" Daniel Pearl, provavelmente foi o maior desafio da carreira de Angelina Jolie até hoje. O repórter foi seqüestrado e decapitado por militantes islâmicos em 2002.
O que se vê em O PREÇO DA CORAGEM é um retrato de caos e confusão: Mariane, a inteligência paquistanesa, funcionários do consulado dos EUA e os colegas de Daniel no jornal procuram sem sucesso localizá-lo com pistas de e-mails, celulares e trabalho de investigação policial convencional. Um belo trabalho de cinema investigativo do sempre competente Michael Winterbottom. Além de Jolie, merece destaque a bela fotografia do filme, repleta de imagens da vida e costumes do Paquistão.
INVISÍVEIS é um conjunto de curtas produzidos pelo grupo MÉDICO SEM FRONTEIRAS. São na maioria depoimentos sobre guerras cívis e doenças do terceiro mundo captados por grandes cineastas. Pena que foi exibido em cópia digital.
Jia Zhang-ke, um dos cineastas chineses mais ousados de sua geração, atinge um patamar inquestionável que ultrapassa todos os exotismos e esteticismos que ainda servem de foco para muitas platéias ocidentais. Com um título não menos abrangente do que o retrato que consegue traçar, O MUNDO fala da vida hoje, partindo da premissa de um parque de diversões que recria monumentos das principais capitais do mundo. Ali, as pirâmides egípcias estão a dois passos do Big Ben londrino e da Torre Eiffel parisiense avistam-se as torres gêmeas do World Trade Center ("que esqueceram de destruir").
E na abolição do espaço, ganha-se amplitude de significados quando Jia mergulha na humanidade que habita esse mundo, através de vidas contadas por histórias de amor e de dor. Como os monumentos que habitam, seus personagens estão a passos uns dos outros, mas para tentar se comunicar precisam de celulares. Genial!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Quero muito ver "O Preço da Coragem", ainda bem que já estréia na próxima sexta. Meu principal interesse é pela atuação da Angelina Jolie, já que gosto bastante da atriz e há um bom tempo ela não entrega uma atuação acima da média. Não gostei muito do "Em Busca da Vida" - espero que esse novo do Jia seja melhor...
Abraço!
Postar um comentário