28.10.07

Brass Band

São Paulo (Dia 8): Tuba, Bumbo e Clarinete. Eis os grandes personagens de VOCÊ OS VIVOS, do sueco Roy Andersson. Um dos grandes destaques da mostra "Um Certo Olhar" do Festival de Cannes e, porque não, da Mostra SP. A trilha Brass Band acompanha toda os esquetes do filme, cada um contando uma historinha ou "gag" fechada.

Os esquetes quase sempre se situam em cenários do cotidiano como escritórios, apartamentos, bares ou restaurantes. Muitas vezes são filmados como "tableaux" que se parecem com "cartoons"; outras, ganham tom fantástico, delirante. As situações, em geral, exploram aspectos patéticos do ser humano, mas Andersson consegue fazer isso sem cair em um tom depreciativo.

Antes, foi possível conferir CONTOS DE TERRAMAR, filme menor de Goro Miyazaki, filho do mestre Hayao Miyazaki. Deve ser díficil seguir a sombra do pai e aqui, ele tenta criar sua marca. Filme menor, história menor, técnica menor. Há muito ainda ao jovem aprender, mesmo assim, para os fãs de animês, CONTOS DE TERRAMAR têm seus encantos.

Por fim, ANTES QUE EU ESQUEÇA é um filme sobre a homossexualidade na terceira idade. Repleto de cenas gratuítas, não valeu o ingresso.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ainda não tinha ouvido falar nesse "Você os Vivos", fiquei bem interessado depois desses comentários - até porque esses filmes vindos da mostra "Um Certo Olhar" de Cannes são ótimos, mesmo que pouco valorizados.

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru