29.8.07

O amor como ilusão

VENEZA: Em BROKEBACK MOUNTAIN, o amor é assombrado, proibido, um raro momento que sempre foge ao alcance de seus personagens. No mais recente trabalho de Ang Lee, LUST CAUTION, cuja premiere ocorre essa semana em Veneza, o amor é uma armadilha, ou mais cruel de tudo, uma ilusão.

“BROKEBACK MOUNTAIN é sobre um paraíso perdido, um Éden”, afirma Ang Lee direto de Veneza, “mas esse é o fundo do poço, um lugar repugnante. É mais como o inferno”.

Baseado num conto chinês de 26 páginas da famosa escritora Eileen Chang, a obra segue um grupo de estudantes patriotas que planeja assassinar uma importante figura do governo chinês, numa Xangai ocupada pelos japoneses, durante a segunda guerra mundial. A estreante Tang Wei é uma jovem que seduz um oficial do governo para abrir caminho ao plano de assassinato, num caso desesperadamente físico, imbuído de paixão e suspeita, como o próprio titulo sugere.

Ang Lee disse que quando leu pela primeira vez, o livro de Chang, que começou a escrever nos anos 50 e o revisou obsessivamente até publicá-lo em 1979, o conto o marcou profundamente da mesma forma que o texto de Annie Proulx, base para BROKEBACK MOUNTAIN. “No começo pensei que não havia jeito de filmá-lo, mesmo assim, não conseguia parar de pensar nele. Então chegou num ponto que senti que era a minha estória. Tornou-se uma missão”.

Como Lee, que nasceu em Taiwan, mas vive nos EUA desde os anos 80, Chang viveu dois mundos: Começou sua carreira antes da Guerra, com romances que evocam a fusão do Oriente com o Ocidente, o velho e o novo, algo que predominava em Xangai antes do comunismo. Após 1949, fugiu para Hong Kong e, então, para a América, onde continuou a escrever, mas sempre reclusa. Morreu em Los Angeles em 95 e teve seu trabalho adaptado para as telas em duas ocasiões com Stanley Kwan (RED ROSE, WHITE ROSE) e Ann Hui (LOVE IN A FALEN CITY).

Para Ang Lee, um astuto observador do poder sexual de desejo e repressão (não só em BROKEBACK MOUNTAIN, mas também em TEMPESTADE DE GELO, O BANQUETE DE CASAMENTO e RAZÃO E SENSIBILIDADE), o fascínio de LUST CAUTION encontra-se no irredutível mistério de sua estória de amor que culmina, aparentemente, num volúvel ato irracional. “É complexo e depressivo”, afirmou.

Para expandir o rápido argumento num roteiro decente (O filme em mandarim foi editado em duas horas e meia), Ang Lee trabalhou com o roteirista Wang Hui-Ling de COMER, BEBER, VIVER e O TIGRE E O DRAGÃO. Com baixo orçamento e modesta produção, a película foi filmada em 4 meses em Hong Kong, Malásia e Xangai.

Para Ang Lee, cujos pais foram exilados chineses, LUST CAUTION ressoa num nível político. “É sobre ocupar e ser ocupado”, disse. "O perigo aqui é se apaixonar pelo inimigo. É bonito de ver, mas impossível dominar”.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa, esse sem dúvida é um dos filmes da seleção que mais quero ver. Sou fã de "Brokeback Mountain" (para mim um dos melhores de todos os tempos) e espero que "Lust, Caution" alcance um nível ao menos semelhante.

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