19.3.08

Foi Minghella...


O PACIENTE INGLÊS (1996), O TALENTOSO RIPLEY (1999) e COLD MOUNTAIN (2003). É pela realização desses três filmes que Anthony Minghella será recordado em primeiro lugar. Depois vem a direção do Instituto de Cinema Britânico, o telefilme de tanto sucesso que migrou para as salas de cinema UM ROMANCE DO OUTRO MUNDO (TRULY, MADLY, DEEPLY - 1990) e os roteiros que escreveu para o teatro, além da direção e encenação de MADAME BUTTERFLY, de Puccini, na Opera Nacional Inglesa.

Anthony Minghella morreu ontem de madrugada em Londres, no Hospital Charing Cross, aos 54 anos. A notícia vazou perto da hora do almoço e só no meio da tarde a sua agente, Leslee Dart, revelou que o diretor britânico sofreu uma hemorragia cerebral perto das 5hs, na seqüência de uma cirurgia de rotina nas amídalas e pescoço. "A cirurgia tinha corrido bem e eles estavam muito otimistas. Mas ele sofreu uma hemorragia ontem à noite e os médicos não conseguiram pará-la".

A morte de um mito que arrebatou nove Oscars por O PACIENTE INGLÊS em 1997 ocorreu uma semana antes da estréia do seu último trabalho: THE Nº1 LADIES DETECTIVE AGENCY, na BBC1. O telefilme, realizado por Minghella e escrito em parceria com Richard Curtis (QUATRO CASAMENTOS E UM FUNERAL, SIMPLESMENTE AMOR), é uma adaptação do romance de Alexander McCall Smith.

Nascido na Ilha de Wight numa família com mais quatro irmãos que viviam na fábrica de gelo do pai, começou a trabalhar como editor de roteiro para televisão antes de realizar UM ROMANCE DO OUTRO MUNDO, tendo também passado pelo teatro. Licenciado pela Universidade de Hull, era um apaixonado por BECKETT e um autor teatral publicado.

Um dos seus trabalhos mais polêmicos foi a realização de um pequeno filme promocional sobre as eleições internas do Partido Trabalhista, em 2005, em que Gordon Brown e Tony Blair figuravam. Ontem, o ex-primeiro-ministro Tony Blair elogiou o realizador por ser "um ser humano maravilhoso, criativo e brilhante, mas ainda humilde, gentil e uma companhia alegre. Fosse o que fosse que fizesse com ele, pessoal ou profissionalmente, deixava-me com total admiração por ele, como pessoa e como artista do maior calibre".

Minghella era sócio de Sidney Pollack na produtora Mirage, era casado e tinha um filho. Deixou em suspenso dois projetos: NEW YORK, I LOVE YOU e THE NINTH LIFE OF LOUIS DRAX.

In Memorian...
Anthony Minghella
1954 ~ 2008

4 comentários:

Anônimo disse...

Uma notícia trágica e altamente inesperada. Sem dúvida Minghella ainda tinha muito para oferecer, até porque é um diretor que sempre tentou ir por um estilo diferente do atual cinema, algo comprovado pelos belíssimos "Cold Mountain" e "O Talentoso Ripley". Deixará saudades...

Kamila disse...

Assino embaixo do que Vinícius escreveu.

Gustavo H.R. disse...

Um cineasta que ainda tinha muito a nos mostrar. Mas as obras que deixou não serão esquecidas.

Pedro Henrique Gomes disse...

Tá feia a coisa por lá...

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru