17.2.08

Entre o fascista e o liberal, Berlim consagra todos...

Berlim: TROPA DE ELITE, o controverso filme de José Padilha, venceu o Urso de Ouro, prêmio máximo do 58.º Berlinale. Se TROPA DE ELITE foi considerado "fascista" por alguns, o Urso de Prata, STANDARD OPERATING PROCEDURE, de Errol Morris (Primeiro documentário em concurso de Berlim nos 58 anos de existência da competição), foi denunciado por outros como “liberal” demais.

Também premiados, SANGUE NEGRO, de Paul Thomas Anderson (Único filme com dois ursos - melhor Diretor e Melhor Trilha Musical - Jonny Greenwood); a atriz inglesa Sally Hawkins (Melhor Atriz em HAPPY-GO-LUCK); o ator iraniano Reza Najie (Melhor Ator em THE SONG OF SPARROWS); e os diretores Wang Xiaoshuai (Melhor Roteiro por IN LOVE WE TRUST) e Fernando Eimbcke (Menção Honrosa por LAKE TAHOE).

OS prêmios concedidos pelo júri composto por Costa-Gavras, pelas atrizes Diane Kruger e Shu Qi, pelo editor Walter Murch, pelo cenógrafo Uli Hanisch e pelo produtor Aleksander Rodnianski manteve a habitual tendência de Berlim em evitar prêmios "óbvios" especulados pela critica e escolher um Urso de Ouro “fora do baralho”, ao mesmo tempo em que fragmentou os prêmios, premiando a maior parte do bom cinema exibido na capital alemã.

TROPA DE ELITE, primeiro longa de ficção do documentarista José Padilha, conta em moldes de filme de “ação americana” o cotidiano do grupo de operações especiais antidroga da polícia do Rio de Janeiro, e foi mal recebido pela crítica presente em Berlim (a "bíblia" da indústria que é a Variety chamou-lhe "um filme de recrutamento fascista").

O mesmo destino, embora por razões opostas, de STANDARD OPERATING PROCEDURE: A maior parte da imprensa apontou o dedo ao respeitadíssimo documentarista Errol Morris por o seu filme sobre soldados responsáveis pelos abusos de Abu Ghraib não trazer nada de novo ao debate sobre o Iraque, e até por intercalar reconstituições estilizadas dos fatos. Nenhum deles era considerado uma aposta para prêmios.

No entanto, se os prêmios principais desiludiram a crítica, ninguém protestou contra a "dobradinha" de SANGUE NEGRO, com Paul Thomas Anderson sagrado melhor diretor e Jonny Greenwood, do Radiohead, a sublinhar os lados barrocos, operativos, quase visionários do projeto.

Também razoavelmente unânime foi a atribuição do prêmio de melhor atriz à britânica Sally Hawkins pela sua interpretação de uma educadora de infância só aparentemente "cabeça-no-ar" em HAPPY-GO-LUCK. Hawkins era, a par de Tilda Swinton, a favorita da imprensa presente, ao contrário do iraniano Reza Najie, cuja vitória em Melhor Ator por THE SONG OF SPARROWS apanhou de surpresa aqueles que esperavam a coroação de Daniel Day-Lewis.

Dos grandes filmes vistos em Berlim este ano, os dois melhores partem infelizmente de mãos vazias, BALLAST, de Lance Hammer e SPARROW, de Johnnie To, mas os restantes acabaram contemplados de alguma forma, mesmo como consolação.

A cerimônia decorreu no Theater Potsdamer Platz a portas fechadas, perante 1600 convidados, com transmissão em simultâneo no canal de televisão ZDF/3sat e no site na Internet do festival.

Após a entrega dos prêmios, Berlim 2008 encerrou oficialmente com a projeção da comédia de Michel Gondry, BE KIND REWIND, com Jack Black, Mos Def e Danny Glover, sobre uma locadora de vídeos VHS que substitui os originais por versões caseiras.

URSO DE OURO | Melhor Filme
TROPA DE ELITE | José Padilha

URSO DE PRATA | Melhor Filme
STANDARD OPERATING PROCEDURE | Errol Morris

URSO DE PRATA | Melhor Diretor
P.T.Anderson | SANGUE NEGRO

URSO DE PRATA | Melhor Atriz
Sally Hawkins | HAPPY-GO-LUCY

URSO DE PRATA | Melhor Ator
Reza Najie | THE SONG OF SPARROWS

URSO DE PRATA | Melhor Trilha Musical
Jonny Greenwood | SANGUE NEGRO

URSO DE PRATA | Melhor Roteiro
Wang Xiaoshuai | IN LOVE WE TRUST

PRÊMIO ALFRED BAUER
Fernando Eimbcke | LAKE TAHOE

4 comentários:

Kamila disse...

Impressionante a vitória de "Tropa de Elite" em Berlim. Ninguém esperava!

E você estava certíssimo sobre a Sally Hawkings.

Vamos ver se, tanto ela, quanto o filme do Padilha estarão no Oscar 2009!

E parabéns pela excelente cobertura do Berlinale!

Anônimo disse...

Gostei muito dessa vitória, ainda que tenha sido bastante surpreendente - ainda mais vencendo "Sangue Negro". Quero agradecer pela cobertura do Festival, já que não tive tempo de falar nada no blog (essa semena foi muito corrida) e fiquei informado por aqui, parabéns!

Abraço.

Anônimo disse...

Ainda de boca aberta com o resultado...

Adelaide disse...

Gostaria de saber a opinião do Sr Rubens Ewald filho agora!!

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru