29.1.08
Chico, o homem mais inteligente que conheci
Chico Fireman é um dos homens mais inteligentes que conheci. Ele compreende e assimila tão rapidamente tantas coisas que perdemos o fôlego ao acompanhá-lo. No entanto, devemos nos esforçar, pois só se progride correndo atrás de suas pegadas. Felizmente para mim, Chico ama aqueles que deixa para trás, sem o que, ao seu lado, eu me sentiria pesado demais, bronco, tosco e estapafúrdio.
Chico me ensinou que o tema de um filme vem, em primeiro lugar, da originalidade da equipe, que um bom roteiro não ultrapassa doze páginas, que a câmera de um diretor não têm mais importância que um garfo.
Foi em 2003 que descobri seu blog, entre tantos outros na Internet. Desde as primeiras linhas fiquei apaixonado com a fluidez e lógica de seus textos. Pela rapidez de suas frases, sua secura aparente e a precisão de suas imagens, descobria, com Chico Fireman, um escritor forte e um vício. Ler sobre cinema. Escrever sobre cinema. Como podem imaginar, meu entusiasmo se transformou no SPOILER, dez meses depois.
Os anos se passavam, meus pensamentos conduziam-me com freqüência ao Filmes do Chico, e eu relia suas críticas por mero prazer. Sim, ele é grande com algo de langoroso. É um tanto claro demais, modesto demais. Não me surpreende porque encanta. Têm grande amor pela espécie humana. Acha as pessoas admiráveis.
Ao cabo desse prefácio, é hora de deixá-los descobrir Chico Fireman e sua doçura por vezes assustadora. É a vez de vocês o introduzirem em sua vida, é a vez de vocês o adotarem, é a vez de vocês, e vocês vão amá-lo.
Parabéns Chico, pelos seus 5 anos e 100 filmes!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Que leagl, acho tão bonito essas inspirações...
E ainda nem conhecia o blog do chico
^^
Abraços
Legal, visito o blog de vez em quando...
Postar um comentário