São Paulo (Dia 15): Fim de Mostra, fim de festa. Prêmios concedidos à O BANHEIRO DO PAPA (Júri), A QUESTÃO HUMANA (Crítica) e INTO THE WILD/PERSÉPOLIS (Público) entre outros.
Para os organizadores, é hora de pensar a Mostra de 2008. Para o público, é hora de conferir uma seleção final, onde literalmente "os fracos não têm vez". Uma seleção de repescagem com os melhores filmes da Mostra que vão compor uma terceira semana de maratona (e alegria) para os cinéfilos:
Havia briga para (re)ver O MILAGRE DE MÉDEIA, ou melhor, Isabelle Huppert. Aqui ela repete o papel de PROPRIEDADE PRIVADA como uma mãe sofredora à beira da depressão. Dona de uma boate e na iminência de um divórcio, ele sofre com a perda da guarda dos filhos. Deve agradar o fã-clube da atriz e só.
BRAND UPON THE BRAIN é uma grande homenagem ao cinema mudo. Mais que isso, torna-se um filme evento, uma balada para cinéfilos. Guy Madden manteve todas as características daquele cinema: os clássicos intertítulos, a fisionomia caricatural dos atores e a enfâse na sonoplastia. Mas ao antigo, deu um toque moderno: Edição rápida, atraso no sincronismo do som e trilha musical intensa, além de uma narração em off de Cate Blanchett e Isabella Rossellini. Valeu a iniciativa.
Cercado de polêmica, BEAUFORT tornou-se o indicado de Israel ao Oscar de filme Estrangeiro, ao solicitar a desclassificação de A BANDA pela quantidade de dialogos em inglês. Denúncia feita, pedido deferido, BEAUFORT indicado. Um erro gigantesco. O filme apesar de tecnicamente bem feito, tem um estória fraca. É mais um drama de guerra, com todos os devidos clichês do gênero, ao narrar a retirada do exercito israelita da base de BEAUFORT no Líbano. OK...Mas preferia ver a banda passar.
E Javier Bardem (apesar do cabelinho pajem, ou até por causa dele...) é o vilão do ano! Uma besta inexorável que não demonstra nenhuma emoção, medo e remorso. Uma escavadora que simplesmente elimina tudo e todos que estão no seu caminho. ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ é um grande jogo de gato e rato, repleto de humor negro no melhor estilo dos irmãos Coen. Já estou vendo as indicações...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário