"Os piores filmes que pude ver, os que me mergulham num sono profundo, contêm sempre cinco minutos maravilhosos; ora, os melhores filmes, os mais cobertos de louvores, não contam com mais de cinco minutos válidos"
Cesare Zavattini
Cesare Zavattini
E eis a essência cinematográfica jorrando de maneira insólita de um filme anódino, de uma comédia-bufa ou de um dramalhão. Isso quer dizer que em todos os filmes, bons ou maus, além e apesar das intenções, a poesia cinematográfica luta para vir à tona.
A Rede SPOILER sempre acreditou nesse príncipio. Não há filmes bons. Não há filmes ruins. Há apenas filmes...Filmes que podem ou não nos surpreender. Filmes que podem ou não nos encantar. Afinal, enquanto cinema, os filmes são arte. E como arte, demandam impressões subjetivas inerentes a cada um.
O debate que segue é muito proveitoso. Será que a cinefilia está mesmo em crise? Qual o verdadeiro mote do distanciamento entre a crítica e o público? Afinal o que é cinema, enquanto arte?
Esse é o grande questionamento do "Projeto Mosaico"...Projeto que sempre marca as comemorações de aniversário do blog e culmina sempre no Prêmio Spoiler de Cinema e Blog. Esse ano, no auge de seu 4º aniversário, SPOILER convidou Godard, Almodovar, Lynch, Bertolucci, Cronemberg, Von Trier, Woo e Scorsese a explicarem seus trabalhos e apontarem as tendências da sétima arte e; afinal responderem: A cinefilia está em crise?
Aguardem...
Um comentário:
Sobre a crise (ou não do cinema) você viu a palestra de Peter Greenaway no Fronteiras do Pensamento em Porto Alegre a alguns meses atrás? Foi sensacional!
Postar um comentário