TORONTO: O cineasta espanhol Carlos Saura lançou nesta quinta-feira, na abertura do Festival Internacional de Cinema de Toronto, a sua última obra, FADOS, uma homenagem ao estilo musical português, que foi recebida com cerca de cinco minutos de aplausos pela audiência.
O filme segue a tradição de cinema musical que Saura iniciou em 1992 com "Sevillanas" e que continuou com "Flamenco" (1995), "Tango" (1998), "Salomé" (2002) e "Iberia" (2005).
Rodado num estudo de Madri, o filme conta a história do fado desde a sua criação, no início do século 19, até a atualidade, com a incorporação do estilo "rap", passando por uma vibrante mistura com o flamenco. O cineasta cercou os artistas de espelhos, véus, telas e fundos nos quais projeta imagens de Lisboa e de antigos filmes portugueses.
O diretor se disse "emocionado" e afirmou que o filme realmente "foi feito pelos artistas portugueses. Eu me limitei a interpretar as coisas que eles fizeram. Tentei apresentar uma certa beleza plástica, mas o trabalho é dos artistas portugueses", comentou.
NO COUNTRY FOR OLD MEN, protagonizado pelo espanhol Javier Bardem, transformou-se em um dos momentos mais esperados da mostra. O filme dos irmãos Coen começou a rodar nos circuitos internacionais de cinema em maio, com o Festival de Cannes. Mesmo assim, o filme se transformou em um dos filmes mais desejados no Festival, tanto pelo público quanto pela crítica e pelo setor cinematográfico.
Na sexta-feira, havia confusão para entrar na primeira exibição para a imprensa e a indústria.
Bardem faz o papel de Anton Chigurh, o sádico assassino que aterroriza o Texas ingênuo dos anos 70. A direção dos irmãos Coen é impecável; a atuação de Josh Brolin e Tommy Lee Jones é sólida; mas foi a personificação de Chigurh que levou os melhores elogios da crítica.
O principal jornal canadense, "The Globe and Mail", afirma que Bardem "apresenta uma interpretação de impressionante gravidade, merecedora de um Oscar, uma interpretação que escava no coração do diabo".
E no sábado, a atriz Reese Witherspoon participou do lançamento de seu novo filme, RENDITION, em noite de gala. Em seu novo trabalho, Reese contracena com Jake Gyllenhaal e Meryl Streep no filme do diretor sul-africano Gavin Hood que faz uma crítica aos abusos políticos cometidos em nome do combate ao terrorismo nos Estados Unidos.
Das Agências EFE e AFP
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5 comentários:
Saura+tango e Irmãos Cohen+Javier Bardem...só vc pra trazer notícias tão boas. Vamos esperar os dois na porta do cinema, ansiosamente.
Queria duas opiniões suas...a primeira é sobre seu post, sempre que se comparam atores americanos (Tommy Lee, que eu gosto e Bardem, que eu adoro) fica pra mim a impressão que os europeus tem algo a mais? Cê tb acha? O que seria?
A segunda é que eu assisti O Grande Chefe do Lars Von Triers e fiquei entre adorar e detestar, o que vc achou? E a crítica (a boa crítica) o que achou? Tive a impressão que ele fez pra se distrair num sábadão a tarde, no frio da Dinamarca...
abs e saudades
Olha Bera...A escola européia é mais arte. A escola americana é mais "business". São culturas bem distintas que formam profissionais bem diferentes, embora sempre haja exceções...mas enfim, acho que sai oscar para ambos esse ano...Eu não vi o recente Von Triers, particularmente, não sou muito fã dele, mas pelo que eu sei, esse filme é uma comédia bem despretensiosa...Agora, filme que é a tua cara é MEDOS PRIVADOS...
Gente,
Parabéns pelas coberturas dos festivais de Veneza e Toronto.
Foi assim que eu descobri o site que, por ser tão bom, não sei como não é tão divulgado pela net. Eu já estou fazendo a minha parte e espalhando-o para os amigos.
Mas você(s) merecem pela dedicação de fazer várias seções bacanas.
Parabéns!
Muito bom estar acompanhando o Festival de Toronto também. Acho que "No Country for Old Men" deve ser o melhor filme do ano, podendo até mesmo passar "Ratatouille" (meu favorito). A crítica está apoiando amplamente esse novo filme dos Coen e espero que o Bardem ganhe o Oscar (o que já deveria ter ocorrido da primeira vez que concorreu). E "Rendition" foi uma pequena decepção pelo jeito...
Por sinal, o filme dos Coen se chamará "Onde os Fracos Não Têm Vez" por aqui.
Abs!
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