3.9.07

Crime e Castigo

VENEZA: As projeções e eventos sucedem-se em Veneza num ritmo infernal...Muito aguardado, CASSANDRA´S DREAM parece se afastar da ligeireza de SCOOP, regressando à atmosfera de film noir de MATCH POINT, talvez o seu melhor filme dos últimos anos. Para isso, utiliza quase os mesmos ingredientes: O charme londrino, a sua inegável ironia e desta vez, um crime que vai ter um surpreendente, mas inevitável castigo.

Utilizando uma história da mitologia hómerica, Woody Allen desenvolve um verdadeiro ensaio, sobre a culpa e o remorso que tem como referência novamente o universo de Dostoevsky. Além disso, tem à sua disposição um lote de estrelas que, apesar da sua fama de forreta, querem trabalhar com ele, como por exemplo Ewan Mcgregor e Colin Farrel, que fazem um dupla verdadeiramente notável. Allen justifica ainda a sua fama de descobridor de talentos ao lançar como femme fatal a jovem Hayley Atwell (uma atriz lindíssima que tinha feito apenas pequenos papeis na televisão), talvez uma das suas novas musas. Destaque ainda e coisa rara nos filmes de Woody Allen para a colaboração na trilha musical do famoso compositor Philipp Glass, que acrescenta um tom e um ambiente musical algo inquietante nesta irónica história de crime e castigo.

Com um longo título THE ASSASSINATION OF JESSE JAMES BY THE COWARD ROBERT FORD, do neozelandês Andrew Dominik, chega mais uma versão do lendário ladrão do oeste Americano aqui apresentado como um espécie de Robin dos Bosques, com Brad Pitt e Casey Affleck. Trata-se de um drama histórico, uma parábola bíblica, ao estilo de Terence Malick, mas sem a mesma genialidade, um western povoado de personagens de uma tragédia grega. Sem ser um filme extraordinário, é no entanto uma boa relexão, sobre a maldade, a inveja, a construção e desconstrução de um mito e o poder da informação capaz por vezes, de uma impensável manipulação. No bando de Jesse James estão dois coadjuvantes de grande estilo: Sam Rockwell e Sam Sheppard, num filme produzido por Brad Pitt e por Ridley Scott.

E por falar em Ridley Scott, ele esteve em Veneza para apresentar mais uma versão de BLADE RUNNER e, prometeu, será a última vez em que mexe no filme. "Esse sim é BLADE RUNNER como eu o havia imaginado", disse, na entrevista coletiva. "Essa foi minha primeira experiência em Hollywood e as coisas não saíram como eu imaginei. Esqueci do filme até o surgimento da MTV, quando reparei que ele servia de inspiração para muitos novos diretores. Foi quando resolvi voltar a ele." Scott também comentou a atual onda de filmes sobre a Guerra do Iraque. Disse considerar que seu FALCÃO NEGOR EM PERIGO (2001), sobre desastrada ação militar americana na Somália, "inaugurou" a tendência.

CLEÓPATRA, de Júlio Bressane, teve boa recepção em sua projeção para a imprensa. A versão de Bressane para a vida da rainha egípcia, interpretada por Alessandra Negrini, participa da seção Veneza Maestri, que apresenta também trabalhos de Woody Allen, Takeshi Kitano e Claude Chabrol, entre outros. Ainda serão exibidos ao longo da semana ANDARILHO, de Cao Guimarães, ANABAZYS, de Joel Pizzini e Paloma Rocha, e a versão restaurada de A IDADE DA TERRA, de Glauber Rocha.

O ministro da Cultura da Itália, Franceso Rutelli, reuniu a imprensa para apresentar o projeto da nova sede do festival, que custará US$ 91 milhões e deverá estar pronta em 2011. Até hoje, o evento se realiza no Palazzo del Cinema, construído em 1932 pelo governo de Mussollini. Na forma de um navio de cabeça para baixo, a nova sede terá uma sala de exibição para 2.400 espectadores.

Por José Viera Mendes (Premiere) e Pedro Butcher (Folha de São Paulo)

Um comentário:

Anônimo disse...

Estou bem ansioso por "Cassandra's Dream", tomara que seja um novo "Match Point" para a carreira do Woody Allen. Ainda não entendi muito bem qual é a desse "Jesse James". Muitos consideraram uma obra-prima, já outros acharam tedioso e pouco memorável. Ao menos todos gostaram da fotografia...

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