Embora estejamos à duas semanas do anúncio final, a seleção do Festival de Toronto 2007 parece cada vez mais um Preview Não-Oficial do OSCAR. Muitos dos filmes já anunciados almejam indicação em algum OSCAR e, sinceramente, poucos são considerados azarões na disputa. Nenhum Festival pareceu tão forte, tão cedo e, honestamente, 2007 pode sediar a melhor versão do Festival de Toronto de todos os tempos.
Os filmes já anunciados são grandes esperanças do OSCAR de Melhor Filme, incluindo os novos dos Irmãos Coen, NO COUNTRY FOR OLD MEN, e de Paul Haggis, IN THE VALLEY OF ELAY, ambos estrelando Tommy Lee Jones, cotadíssimo para o prêmio de Melhor Ator pelo último citado.
Certamente ELIZABETY: THE GOLDEN AGE deve ser considerado na categoria principal, devido ao legado que seu diretor, Shekhar Kapur, deixou na Academia em 1997 e principalmente porque Cate Blanchett deve arrancar o favoritismo de Julie Christie e se tornar a melhor atriz do ano, algo que já merecia ter ganho no Oscar de 98.
Joe Wright debuta ATONEMENT, depois do sucesso de ORGULHO E PRECONCEITO em 2005, novamente trabalhando com Keira Knightley em outro romance britânico bem sucedido. E o anteriormente esnobado David Croneberg com o brilhante MARCAS DE VIOLÊNCIA pode finalmente conquistar a Acadêmia com EASTERN PROMISES, novamente com Viggo Mortenson.
Se ainda não foi suficiente, há ainda a estréia de Sean Penn na direção do road-movie ecológico-existencial INTO THE WILD, baseado no livro de Jon Krakauer sobre um rapaz que se aventura ao "ar-livre" em busca de repostas.
Algum tempo atrás, THE ASSASSINATION OF JESSE JAMES...foi rotulado como um filme problemático, mas recentemente tornou-se foco de atenções, com vários elogios como o "melhor faroeste americano, desde OS IMPERDOÁVEIS". De fato, uma frase de efeito...Mas tem apelo no OSCAR? A Academia sempre menosprezou os faroestes, esnobando OS BRUTOS TAMBÉM AMAM (1953) e RASTROS DE ÓDIO (1956) e, embora honrando DANÇA COM LOBOS (1990) e o já mencionado OS IMPERDOÁVEIS em 1992, de fato, só premiou outro western, mesmo, em 1931 com CIMARRON. Se o filme de Andrew Domink for tão bom quanto o romance de Ron Hansen então, talvez, tenhamos o retorno de um faroeste entre os indicados novamente.
Jodie Foster, outrora vencedora do OSCAR em dois momentos, está em alta novamente com outra performance no filme de Neil Jordan, THE BRAVE ONE. Enquanto isso, Nicole Kidman volta do ostracismo em MARGOT AT THE WEDDING de Noah Baumbach. Depois do OSCAR de 2002 e a trapaça da Academia em lhe negar uma indicação por COLD MOUNTAIN, sua carreira rapidamente esfriou...Mas isso pode lhe trazer de volta ao OSCAR. Vale citar também os co-astros no filme: Os eternos coadjuvantes Jennifer Jason Leigh e Jack Black.
Melhor ator em 2005, Phillip S. Hoffman foi visto com Laura Linney na aclamada sensação de Sundance THE SAVAGES. O filme de Tamara Jenkins pode cravar as indicações de ambos os atores.
E Denys Arcand apresenta seu novo trabalho de Quebec, A ERA DAS TREVAS, enquanto os mais recentes anúncios trazem dois dos mais criativos diretores à Toronto: Julie Taymor (FRIDA) que retorna a cidade depois de 5 anos, carregada de expectativas com ACROSS THE UNIVERSE, um musical sobre a cultura hippie, a guerra do Vietnam e, principalmente, amor. Finalmente, Woody Allen com CASSANDRA´S DREAM, seu mais recente trabalho com Colin Farrell na excursão pela Europa.
Nas próximas semanas, o co-diretor do Festival, Noah Cowan, prometeu a confirmação de mais algumas especulações. O que poderia ser? THERE WILL BE BLOOD é uma forte possibilidade, já que o diretor Paul Thomas Anderson lançou BOOGIE NIGHTS e EMBRIAGADO DE AMOR no Festival, sob esmagadores aplausos.
Francis Ford Coppola assistiu sua filha Sofia trazendo ENCONTROS E DESENCONTROS no festival e, eventualmente, se tornar a primeira diretora americana a ser indicada a um OSCAR. Parece razoável que seu primeiro filme, em uma decáda, YOUTH WITHOUT YOUTH faça uma aparição.
O azarão THE BUCKET LIST pôde alçar vôos maiores, se confirmado. Jack Nicholson e Morgan Freeman são dois velhos num road-movie de Rob Reiner. E Sir Ridley Scott esteve no Canadá oferecendo AMERICAN GANGSTER. Se confirmado, é praticamente um gol feito no Oscar.
Quantos desses filmes estarão no prestigiado Kodak Theatre? Alguns estarão certamente, outros, inevitavelmente, serão decepções. Em três semanas começa a disputa e você não vai perder nada aqui em Spoiler!
(SPOILER está oficialmente credenciado junto ao Toronto International Film Festival - TIFF07)
2 comentários:
Muito boa a matéria, Marfil.
Eu espero que PTA seja recebido em Toronto exatamento pelos motivos que citou. Dos filmes que citou tenho grandes expectativas sobre o trabalho da Julie Taymour, mas não acho que será tão reconhecido pela academia, ainda mais com os problemas de edição que teve, pode ser que a política pese mais.
Sem dúvida um ótimo Festival, ao menos para revelar certos filmes para a disputa no Oscar. Acho que "No Country for Old Men" e "In the Valley of Elah" são mesmo favoritos na disputa pela categoria de melhor filme, assim como "Atonement". Já não estou tão confiante quanto a "The Golden Age". Estou bem curioso quanto ao musical "Across the Universe" (pelo trailer parece ser um excelente filme) e também ao novo do Woody Allen, "Cassandra's Dream" (outra obra-prima depois de "Match Point"?).
Abraço!
Postar um comentário