Na poeira do cinema pipoca, Hollywood começa a se preparar para a temporada de ouro dos Festivais e Premiações.
Hollywood promete fortes emoções para esse segundo semestre, época de grandes Festivais e principal plataforma de lançamento dos filmes que devem se destacar no OSCAR e no Globo de Ouro.
O Festival de Veneza abre a sua 64ª edição, entre 29 de agosto e 8 de setembro, com "Atonement", adaptação do livro "Reparação", de Ian McEwan, dirigida pelo britânico Joe Wright ("Orgulho e Preconceito"). A mostra também homenageará os westerns spaghettis e o diretor Alexander Kluge, além de Tim Burton que recebe um Leão de Ouro especial pela carreira.
No passado, Tim Burton já havia escolhido o Festival de Veneza para realizar o lançamento mundial de suas obras de animação, "O Estranho Mundo de Jack" (1994) e "A Noiva Cadáver" (2005). Esse ano promete Helena Bonham-Carter como a protagonista de uma diabólica fábrica de empadas na versão para o cinema de "Sweeney Todd" ao lado de Johnny Depp, no papel de um barbeiro endemoniado.
O thriller chinês "Blood Brothers" (Irmãos de sangue), com produção assinada por John Woo (de "Missão Impossível 2"), foi escolhido para fechar o Festival. O filme, narra o enfraquecimento da amizade entre três jovens quando eles se mudam para a Xangai dos anos 30, é dirigido por Alexi Tan, "protegido" de Woo. Aliás, o juri que só conta com diretores como a a francesa Catherine Breillat, a neozelandesa Jane Campion, o italiano Emanuele Crialese, o mexicano Alejandro González Iñárritu, o turco Ferzan Ozpetek e o holandês Paul Verhoeven, será presidido pelo chinês Zhang Yimou ("O Clã das Adagas Voadoras").
Francis Ford Coppola vai retornar ao país de origem de sua família para a estréia mundial de seu primeiro longa-metragem em dez anos. "Youth Without Youth" (juventude sem juventude), ambientado durante a 2a Guerra Mundial, será exibido no segundo RomaCinemaFest (que terá lugar entre 18 e 27 de outubro).
Tim Roth faz o papel de um professor na terceira idade cuja aparente imortalidade o converte em alvo dos nazistas. Coppola também escreveu o roteiro do filme, baseado num romance curto do escritor romeno Mircea Eliade. "Este filme representa uma nova fase de minha carreira, na qual pretende fazer apenas filmes pessoais", disse Coppola. "Estou ansioso por mostrar o filme neste novo festival na Itália, país cujos grandes mestres Rossellini, Fellini, Visconti, Pasolini e Antonioni inspiraram o início de minha carreira."
Primeiro filme de Coppola desde "O Homem Que Fazia Chover", de 1997, "Youth" também tem em seu elenco Alexandra Maria Lara, Bruno Ganz, Alexandra Pirici, Marcel Iures e Andre Hennicke. A Sony Pictures Classics fará sua distribuição na América do Norte.
Nem Veneza, nem Roma divulgaram a sua seleção oficial, mas a imprensa italiana chegou a usar o termo “guerra fria” para definir o clima de competição que se instaurou entre as duas cidades, principalmente porque entre um festival e o outro se passa apenas um mês...
O que se sabe de Toronto 2007: "No Country for Old Men", dos irmãos Coen; "Michael Clayton", de Tony Gilroy (com George Clooney no papel de um advogado em crise de consciência); "The Golden Age", de Shekar Kapur; "Honeydripper", de John Sayles; e "Diary of the Dead", De George Romero estão confirmados com apresentações especiais.
Não confirmado, mas dado como certo, é "I’m Not There", a alucinante cinebio de Bob Dylan por Todd Haynes – aquele que tem Cate Blanchett, Christian Bale, Marcus Carl Franklin, Richard Gere, Heath Ledger e Ben Whishaw revezando-se no papel principal.
E em São Paulo, Leon Cakoff já deu algumas pistas da seleção:
De CANNES:
1. LE SCAPHANDRE ET LE PAPILLON, de Julian SCHNABEL (EUA/FRANÇA)
2. PERSEPOLIS, de Marjane SATRAPI & Vincent PARONNAUD (IRÃ/FRANÇA)
3. NO COUNTRY FOR OLD MEN, de Joel COEN & Ethan COEN (EUA)
4. THE EDGE OF HEAVEN, de Fatih AKIN (ALEMANHA)
5. ALEXANDRA, de Alexander SOKUROV (RÚSSIA)
6. 4 MONTHS, 3 WEEKS AND 2 DAYS, de Cristian MUNGIU (ROMENIA)
7. TEHILIM, de Raphaël NADJARI (FRANÇA)
8. UNE VIEILLE MAÎTRESSE, de Catherine BREILLAT (FRANÇA)
9. PROMISE ME THIS, de Emir KUSTURICA (SÉRVIA)
10. SILENT LIGHT, de Carlos REYGADAS (MÉXICO)
11. IMPORT EXPORT, de Ulrich SEIDL (AUSTRIA)
12. BREATH, de KIM Ki-duk (CÓREIA DO SUL)
13. POST MORTEM, de Andrzej Wajda (POLÔNIA)
14. THE TERROR’S ADVOCATE, de Barbet SCHROEDER
15. LA QUESTION HUMAINE, de Nicolas Klotz (FRANÇA)
16. SICKO, de Michael Moore (EUA)
17. CALIFORNIA DREAMING, de Cristian Nemescu (ROMENIA)
18. PARANOID PARK, de Gus Van Sant (EUA)
19. SECRET SUNSHINE, de Lee Chang-dong (COREIA)
20. THE MAN FROM LONDON, de Béla Tarr (HUNGRIA)
20. YOU, THE LIVING, de Roy Andersson (ROMÊNIA)
De BERLIM
1. LA VIE EM ROSE, de Olivier DAHAN (FRANÇA)
2. ANGEL, de François OZON (FRANÇA/BELGICA/INGLATERRA)
3. DON´T TOUCH THE AXE, de Jacques RIVETTE, (FRANÇA/ITÁLIA)
4. I’M A CYBORG, BUT THAT’S OK, de Park CHAN-WOOK (CÓREIA)
5. YELLA, de Christian PETZOLD, (ALEMANHA)
6. A CASA DE ALICE, de Chico TEIXEIRA (BRASIL)
7. THE COUNTERFEITERS, de Stefan RUZOWITZKY (ALEMANHA)
8. MY FÜHRER – THE TRULY TRUEST TRUTH ABOUT ADOLF HITLER, de Dani LEVY (ALEMANHA)
9. THE LIVES OF OTHERS, de Ulrich MÜHE (ALEMANHA)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
9 comentários:
Agora, sim, estamos chegando àquela época que eu tanto adoro. O segundo semestre, realmente, nos últimos anos, tem nos reservado os melhores lançamentos cinematográficos.
Com os festivais, a gente vai começar a descobrir também quem vem correndo atrás do Oscar.
Que cresca mais, que vire um portal, onde a tecnologia nos permita ver filmes, debater, baixar filmes free, quem sabe até comer uma pipoca com guaraná....
Tá de parabéns, muito bonito.
Abração
Bera
www.impressoesdeontem.zip.net
Não vejo a hora de começar o burburinho para o Festival do Rio também. I'M NOT THERE tem q estar na lista!
Olá Marfil, levei um grande susto quando li: Foi Spoiler...deu um aperto no coração que foi aliviado assim que vi a continuação de sua dedicação incomparável aqui. Bjs
É pessoal...O segundo semestre é muito intenso para blogs de cinema. Aguardem diversos spoilers, novidades, entrevistas e making off´s...Lembrando que todas as resenhas (inclusive spoilers) estão sendo publicados no Spoiler Movies, que está sendo atualizado diariamente!!!!!!
Anderson: Se você tiver blog de cinema, passa o link para eu colocar aqui no blog. "I´M NOT THERE tem grandes chances de participar nos Festivais Brazucas!
O FESTIVAL DE NOVA YORK acaba de anunciar "The Darjeeling Limited", novo filme de Wes Anderson ("Os Excêntricos Tenenbaums", "A Vida Aquatica de Steve Zissou") para a abertura do evento. Você pode conferir o trailer no Spoiler trailers. Nova York está muito aquém de Toronto, mas sempre emplaca bons filmes na sua seleção.
no link abaixo vc encontra hospedado um curta todo rodado em brasilia por uma galera que faz um bom sucesso por la.
http://www.dailymotion.com/ricardopipo
Tem making of, com legendas em port ing e fran.
espero que gostem
abs
De todos esses o que mais aguardo é "Atonement", que para mim tem tudo para ser o grande filme do ano. Realmente essa é uma temporada que apresenta grande parte dos indicados ao Oscar, restando as sobras para as produções que estreiam lá para Dezembro. São tantos filmes bons que fica difícil escolher algum, porém estou com grandes expectativas para "No Country for Old Men", "Paranoid Park" e "La Vie en Rose".
Abraço!
Nossa, muita coisa boa junta. A gentileza do link foi retribuída, ok? Abraços e até mais.
Postar um comentário