Park City (Dias 7-8): Estava demorando... O fetiche de certos cineastas em expor "zizi" e "zuzetes" na cara do público é muito comum em Festivais de cinema. Eles adoram polêmica. Adoram o choque do público. Adoram sexo! O público decide o que é proveitoso ou não. Sexo é bom e dentro do contexto é genial (Lembro de MENINOS NÃO CHORAM e A ÚLTIMA CÉIA). Mas exposto gratuitamente, como num balcão de açougue, não gera nada mais além de polêmica e pena.
DOWNLOADING NANCY dá aflição de ver. (Lembram dA PROFESSORA DE PIANO?). O filme envolve sadomasoquismo, automutilação e as ditas cenas. Tudo perfumaria para um filme que jamais deveria ter saído do papel. É realmente constrangedor. Para o público, para Maria Bello e para o cinema em geral.
Por outro lado, o sexo usado no contexto certo resulta em belíssimos filmes como MÁNCORA e THE MYSTERIES OF PITTSBURG. Ambos filmes jovens. Ambos de descoberta e formação. MÁNCORA é o segundo filme do estudante peruano de cinema, Ricardo de Montreuil, que já demonstra uma maturidade impressionante. Seu filme é leve, ousado e consistente. É um road-movie repleto de tensão sexual. Vejo como primeiro concorrente forte àquela loteria, que chamam de Oscar de Filme Estrangeiro. Já THE MYSTERIES OF PITTSBURG é uma adaptação do bestseller homônimo do vencedor do Pulitzer Michael Chabon (GAROTOS INCRÍVEIS)
E Amy Adams e Emily Blunt realmente prometem uma carreira promissora. Seu SUNSHINE CLEANING promete grande repercussão. Um argumento inusitado (Faxina de cenas de crime), elenco espetacular (Steve Zahn e Alan Arkin impagáveis), roteiro inteligente e direção precisa já indicam um provável "pequena miss sunshine" do ano. Torço para que seja verdade. As atrizes merecem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
É pena que ainda existam diretores que usem o sexo de maneira apelativa, e não o inserindo num contexto artístico apropriado...
Geralmente não gosto muito desses filmes que apelam demais para o sexo, e olha que não tenho problema algum com isso. Fora do contexto realmente não dá!
"Faxina de cenas de crime"? Só por isso já fiquei ansioso pelo "Sunshine Cleaning", sem falar no ótimo elenco, claro.
Postar um comentário