6.1.08
Mundo Berlim
Oito Filmes já foram confirmados em competição pelo 58º Festival Internacional de Cinema de Berlim. Em disputa pelo Urso de Ouro estão diretores da China, Brasil, México, Inglaterra, EUA, Polônia e Alemanha.
Em seu mais recente filme, KIRSCHBLÜTEN - HANAMI (Ainda sem título em Inglês), a alemã Doris Dörrie (OS HOMENS, O PESCADOR E SUA MULHER) conta a estória de Rudi, interpretado por Elmar Wepper, que está seriamente doente. Quando sua esposa de muitos anos (Hannelore Elsner) inesperadamente morre, o viúvo passa a completar sua vida com outros olhos.
SANGUE NEGRO de Paul T. Anderson (MAGNOLIA, Urso de Ouro em 2000) é dos EUA. Baseado no romance "Oil!", de Upton Sinclair, mostra o negócio de perfuração de poços no sul da Califórnia como uma nova corrida pelo ouro. Daniel Day-Lewis interpreta um prospector - aquele profissional que conhece e indica terrenos metalíferos - que compra os direitos de extração do rancho de uma família e acaba encontrando lá uma arca do tesouro na forma de petróleo. Leia a crítica
O chinês Wang Xiaoshuai (BICICLETAS DE PEQUIM, Leão de Prata em 2001) apresenta IN LOVE WE TRUST em competição. Um casal descobre que a única maneira de salvar sua filha, que sofre de um raro câncer no sangue, é tendo outro filho, mas há um problema: Ambos estão casados novamente. Liu Weiwei, Zhang Jiayu e Yu Nan estão no elenco.
GARDENS OF THE NIGHT (Inglaterra/EUA) de Damian Harris descreve o destino de duas crianças que foram abduzidas e mantidas em cativeiro por 9 anos. Uma vez livre, elas são forçadas a viverem na rua e sobreviverem por conta própria. O filme estrela Gillian Jacobs, Evan Ross, Tom Arnold e John Malkovich.
O diretor mexicano Fernando Eimbcke que tomou parte na seleção "Talent Campus" em 2003, retorna à Berlim com seu segundo filme: LAKE TAHOE. É sobre um adolescente de 16 anos que têm que lidar com a morte súbita de seu pai. O filme apresenta Diego Cataño, Héctor Herrera, Daniela Valentine, Juan Carlos Lara e Yemil Sefani.
O vencedor do Oscar Andrzej Wajda, que competiu em Berlim por três vezes e recebeu um Urso de Ouro Honorário em 2006, apresenta seu mais recente trabalho POST MORTEM (KATYN) fora de competição. O filme é parcialmente baseado na história de sua própria família e resgata a heróica memória de oficiais poloneses executados na floresta de Smolensk em 1940. Maja Ostaszewska, Artur Zmijewski e Andrzej Chyra estão no elenco. Leia a crítica
Em S.O.P. STANDARD OPERATING PROCEDURE (EUA), o famoso documentarista e vencedor do Oscar Errol Morris (SOB A NÉVOA DA GUERRA, 2003) investiga os escândalos oriundos da violência humana nos complexos de Abu Ghraib e investiga o que necessariamente foi a "Guerra Antiterrorista”.
No Brasil, TROPA DE ELITE quebrou todos os recordes de bilheteria. Esse Festival apresenta o drama político em competição. José Padilha (ONIBUS 174) explora a temível influência do tráfico de drogas nas favelas cariocas e revela a bruta rotina diária de uma unidade tática da policia frente a uma parcela corrupta de seu contingente. O filme estrela Wagner Moura, Caio Junqueira e André Ramiro. Leia a crítica
O Spoiler News cobre o Festival na íntegra, direto de Berlim. As críticas serão publicadas no Spoiler Movies sob o label (BERLIM'08).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Os Irmãos Weinstein desistiram de lançar "Tropa de Elite" no Festival de Sundance para fazer isso no Festival de Berlim. Espero que os alemães tragam ao filme do Padilha muita sorte nesse lançamento internacional.
Acho que o mais aguardado aí é "There Will Be Blood", talvez o que tenha mais chances na competição. Torço muito por "Tropa de Elite", tomara que o filme ganhe uma maior visibilidade internacional a partir desse Festival.
Abraço!
Postar um comentário