25.1.08

Cloverfield devora as bilheterias

A bela e a fera fizeram as bilheterias do final de semana parecerem mais com o verão norte americano do que o meio do inverno quando CLOVERFIELD da Paramount desfrutou de uma estréia monstruosa de US$ 41 milhões - a melhor estréia de janeiro de todos os tempos - e a comédia romântica da 20th Century Fox VESTIDA PARA CASAR caiu como uma luva e atingiu US$ 22,4 milhões.

A Paramount de Brad Grey precisava de um sucesso próprio e CLOVERFIELD mais do que cumpriu com este papel. O inovador filme de monstro, produzido com um baixo orçamento de US$ 25 milhões, representa a décima melhor estréia de todos os tempos do estúdio.

Com o feriado de Martin Luther King Jr. celebrado em quatro dias em um final de semana, a Paramount e a Fox estão contando com o fato de que o dia de hoje deverá também gerar uma boa arrecadação nas bilheterias. CLOVERFIELD está sendo exibido em 3.411 salas de cinema, e VESTIDA PARA CASAR em 3.057.

Não há precedentes de dois filmes terem estreado tão bem no mesmo final de semana nesta época do ano, mesmo considerando o final de semana estendido por causa do feriado de Martin Luther King Jr. Os estúdios podem alcançar sólidos negócios durante o mês, mas nenhum deles já viu em um mês de janeiro a assombrosa arrecadação desfrutada por CLOVERFIELD.

VESTIDA PARA CASAR apresentando a estrela de "Grey's Antomy" Katherine Heigl e James Marsden, é o oitavo melhor lançamento de janeiro de todos os tempos, destacando o que a competição entre grandes filmes pode trazer de sucesso para as bilheterias. Da mesma forma que em CLOVERFIELD, o orçamento de VESTIDA PARA CASAR também foi modesto, custando às parceiras Fox 2000 e Spyglass Entertainment um pouco menos de US$ 30 milhões para produzi-lo.

O outro grande lançamento do final de semana foi o filme estrelado por Diane Keaton, Queen Latifah e Katie Holmes LOUCAS POR AMOR, o primeiro filme distribuído pela Overture Films, de Chris McGurk e Danny Rosett. A comédia policial feminina arrecadou cerca de US$ 7,7 milhões de 3.126 salas, conquistando a posição No. 6 na semana.

No total, a bilheteria doméstica apresentou o grande aumento de 19% em comparação com o final de semana do feriado de Martin Luther King Jr. de 2007, quando o filme O PODER DO RITMO da Sony, estreou com US$ 21,8 milhões, conforme as estimativas da Media by Numbers.

CLOVERFIELD aniquilou todas as expectativas. A Paramount tinha receio de que VESTIDA PARA CASAR iria atrair todas as mulheres jovens, porém um número mais do que suficiente escolheu assistir CLOVERFIELD.

CLOVERFIELD não poderia ter aparecido em melhor hora para Grey, cujo estúdio dependia por demais dos títulos da DreamWorks para alimentar seu desempenho do ano passado, enquanto a maioria de seus títulos próprios foram fracos nas bilheterias domésticas. Grey e sua equipe sempre disseram para aqueles que duvidavam que 2008 será um ano muito mais forte para própria Paramount.

O desempenho do filme é outro ponto positivo para Abrams, que tem uma negociação lucrativa de primeira opção de filme com a Paramount. O produtor está revivendo a franquia JORNADA NAS ESTRELAS para o estúdio.

Este desempenho também reflete o sucesso da campanha viral de mercado de CLOVERFIELD, uma campanha que incluiu manter o nome e a trama do filme em segredo por meses.

"Acho que este filme define o que queremos fazer na Paramount. Este é um filme que correu um grande risco criativo", disse o Vice Presidente da Paramount, Rob Moore. "Nós realmente queríamos trabalhar com J.J. e sua equipe, que apresentaram uma execução realmente criativa. E as equipes de marketing e distribuição conseguiram executar uma excelente campanha".

CLOVERFIELD não apresenta nenhum grande astro e foi filmado para parecer com um vídeo caseiro. A maior parte do orçamento da produção foi usada em efeitos especiais.

Excluindo-se o relançamento em janeiro de 1997 de GUERRA NAS ESTRELAS, cujo final de semana de estréia arrecadou US$ 35,9 milhões, o detentor anterior do recorde de melhor estréia de janeiro foi VOVÓZONA 2, que estreou com US$ 27,73 milhões, em janeiro de 2006. QUERO FICAR COM POLLY - que estreou no feriado de Martin Luther King Jr. em 2004 - veio depois com US$ 27,72 milhões.

Da Revista Variety - Cortesia da Paramount Pictures

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente "Cloverfield" foi muito bem de bilheteria, até mesmo por ser lançado em janeriro. Acredito que seja um sucesso merecido, afinal o filme foi bem de crítica e parece ser uma das melhores fitas de catástrofe nos últimos anos. Quero muito ver, assim como o "Vestida Para Casar" - especialmente por causa da Katherine Heigl ;-)

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