A MGM, a New Line Cinema e o cineasta Peter Jackson finalmente entraram em acordo sobre O HOBBIT. A adaptação do livro de J.R.R. Tolkien, que deu origem à Terra-média de O SENHOR DOS ANÉIS, foi finalmente oficializada - e terá o diretor da trilogia do Anel como produtor executivo, ao lado de sua esposa Fran Walsh.
A adaptação será descontinuada em dois filmes que serão rodados simultaneamente. Além disso, todos os litígios envolvendo Jackson e a New Line foram encerrados (os acordos e seus números não foram divulgados). As filmagens começam em 2009 e a produção se inicia em poucos meses. O primeiro O HOBBIT deve sair em 2010. O fim da saga em 2011. Um blog de produção foi aberto, mas por enquanto apenas este comunicado pode ser lido por lá.
Lá e de volta outra vez
Nas crescentes novidades sobre O HOBBIT, existe um boato de que o filme não seria apenas uma simples adaptação, mas também um segundo filme que teria a função de ligar "O Hobbit" a "O Senhor dos Anéis", numa espécie de preqüência da trilogia.
Existem boas conjecturas para isso, dado o imenso material deixado por Tolkien e boas chances de acerto. Isso, claro, desde que se mantenham fiéis à obra do autor e não inventem uma história maluca, do nada. De qualquer forma, é válido analisar o que aconteceu entre "O Hobbit" e "O Senhor dos Anéis".
Nos livros, olhando as cronologias, percebe-se que na época, a Terra-média estava bastante agitada, pelo menos entre os "Sábios". Eis alguns argumentos interessantes:
Um pouco antes de Bilbo ser levado à aventura com os anões, temos o nascimento de Aragorn e, logo depois, a morte de seu pai, Arathorn, assassinado por Orcs. Com a morte do pai, o futuro rei é entregue pela mãe aos cuidados de Elrond em Valfenda, sob pedidos de manter a linhagem do bebê em segredo. Renderia um bom começo...
Também é um período no qual o Conselho Branco se reúne para decidir um ataque ao Necromante em Dol Guldur (ninguém mesmo do que o próprio Sauron). Ahá! Mais uma boa meia hora de aventura, com direito a senhores élficos, exércitos e disputas de influências.
Tem mais na história de Aragorn, o futuro rei: O bebê Aragorn fica sob a guarda de Elrond, incógnito sob o nome de Estel quando, aos 20 anos, lhe é revelada sua real identidade e lhe dada a posse dos fragmentos de Narsil e do Anel de Barahir. Nessa mesma época ele conhece (e se apaixona por) Arwen, a qual chega de Lórien. Aragorn então assume seu papel como líder dos Dunedain do Norte e passa a viver no Ermo, com seu povo, até conhecer e se tornar amigo de Gandalf. Ele, então empreende grandes feitos a serviço dos reis Thengel de Rohan (pai de Theodén) e do Regente Echtelion de Gondor (pai de Denethor, aquele que pira). Um desses feitos foi ter liderado um ataque aos Corsários de Umbar e pessoalmente ter matado seu líder. Destas poucas frases sabemos de onde vêm a intimidade de Aragorn com Rohan, Gondor e os Corsários. O rapaz era bem vivido. Ele vai para o Leste e, em Lothlórien, reencontra Arwen (após quase 30 anos!) e, na colina de Cerin Amroth, lhe pede em casamento lhe dando como presente o Anel de Barahir. Arwen aceita. Sogrão Elrond, muito enfurecido, diz que só aceita o casamento quando a vaca tossir e o mar partir em dois ou, no equivalente da Terra-média a esses dois fatos, quando Aragorn se tornar Rei de Gondor e de Arnor. Ahá! Vai pegar minha filha no fim do mundo, andarilho. Só pra encerrar a carreira de Aragorn anterior aO SENHOR DOS ANÉIS, sabemos que ele viajar por Moria e por Harad ("onde as estrelas são estranhas").
Tem ainda a tocante adoção de Frodo por Bilbo, após seus pais morrerem afogados. Mas vamos falar de grandes eventos, eventos cinematográficos de proporções "senhordosanéisianas". E temos um excelente: Moria.
Khazad-dûm, a Mansão dos Anões, estava abandonada desde o despertar da perdição de Dúrin, o Balrog de Moria, tão devidamente finalizado por Gandalf em AS DUAS TORRES. Logicamente os anões não venderam a derrota barato e Balin parte para a reconquista de Moria, junto a Flóin, Óin, Ori, Frár, Lóni e Náli. São os anões que participaram da aventura na Montanha Solitária. Nada como um pouco de tambores, escuridão e Orcs para inserir ação na preqüência.
E é isso, sem nem apertar demais, há três grandes histórias - Conselho Branco e o Necromante, Aventuras do Jovem Aragorn e A Reconquista de Moria. Mistério, amor, morte, intriga, aventura, vitória, derrota... e o que mais quiser e isso tudo em um período entre duas grandes histórias.
Notas de Produção
Enquanto Sam Raimi (HOMEM ARANHA) e Guillermo del Toro (O LABIRINTO DO FAUNO) saem na frente para assumir a direção do filme, vale a pena especular um pouco sobre o elenco do filme:
Ian Holm | Bilbo: Como personagem principal deve ocupar boa parte da trama e como, de acordo com o livro, Bilbo não envelhece mais, Ian Holm poderia ser o ator desde que conseguissem deixá-lo com a mesma aparência do início de O SENHOR DOS ANÉIS.
Andy Serkis | Sméagol: É um dos personagens principais da história (Quem não está ansioso pelas charadas?). Além disso sua busca pelo Um Anel pode ser melhor descrita, com sua ida à Mordor, sua prisão e soltura, o primeiro encontro com Laracna, sua caçada por Aragorn e Gandalf. Há bastante potencial dramático que com certeza será aproveitado.
Viggo Mortensen | Aragorn: Supondo o que está escrito, Aragorn teria só 10 anos à época das aventuras de O HOBBIT, mas a história é suculenta demais para Peter Jackson ignora-la. Eventos ligados a Aragorn que acontecem antes dO HOBBIT: a morte de Arador (avô de Aragorn) nas mãos dos Trolls, o casamento de Arathorn e Gilraen, a defesa silenciosa das fronteiras do Condado, o jovem Aragorn sendo escondido em Imladris e desconhecendo sua origem. Tenha certeza que isso tudo não faltará, seja nO HOBBIT, seja na Preqüência. Só a escalação de Viggo é meio incerta no começo, por causa da idade.
Ian McKellen | Gandalf: O mago é um dos personagens principais, sem tirar nem por. Encontros do Conselho Branco, invasão de Dol Guldur, Aragorn. É difícil achar um lugar onde Gandalf não apareça. A conta bancária de Ian McKellen ganhará mais alguns zeros.
Christopher Lee | Saruman: Teoricamente não aparece nO HOBBIT a não ser que tenhamos o evento da queda do Necromanta, no qual ele é bem importante já que é líder do Conselho Branco e tenta impedir Gandalf e os demais de agirem contra Sauron, antes do que considera adequado a seus planos.
Orlando Bloom | Legolas: Como Elfo da Floresta das Trevas, Legolas pode ser tranqüilamente encaixado, afinal é filho de Thranduil, que aparece com destaque no livro. Também há espaço para ele na grande Batalha dos Cinco Exércitos. Ou seja, Orlando Bloom e suas peripécias élficas têm espaço garantido no filme desde que seja tomado algum cuidado com a continuidade, impedindo contato antes do tempo com Gandalf, Gimli e Bilbo.
Hugo Weaving / Elrond: Está garantido. Aparece em quase todas as linhas da história, desde a infância de Aragorn até os eventos do Conselho Branco. Não parece sair muito de Valfenda, mas nem precisa.
Liv Tyler | Arwen: Têm espaço garantido e maior do que nO SENHOR DOS ANÉIS, com o enlace amoroso com Aragorn. Pode se preparar para grandes cenas românticas em Valfenda e Lothlórien ao som de algumas músicas estilo celta/new age, possivelmente em élfico. Só não sabemos se a Liv Tyler ainda agüenta o tranco de bancar a elfa "ninfeta".
Cate Blanchett | Galadriel : Boas chances de atuar no Conselho Branco e como avó da Arwen, talvez incentivando os avanços do jovem Aragorn - ou tentando impedi-los. De qualquer forma, interessante potencial. E com a Cate Blanchet mesmo.
Fonte: Valinor.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Eu achei ótimo que a New Line e Peter Jackson entraram em acordo para fazer esse filme, porque eu não imagino outro diretor capaz de fazer um filme no universo da Terra Média.
FELIZ NATAL,MARFIL.
Abração!!
http://www.ramsessecxxi.blogger.com.br
Marfil
Tô passando aqui pra lhe desejar um FELIZ NATAL e um 2008 cheio de muita luz, câmera e ação! hehehehe!
Beijos.
Estou bem ansioso por esse projeto, não somente por ser fã da trilogia "O Senhor dos Anéis" como por considerar o Peter Jackson um diretor diferenciado. Seria legal ver a visão do Guillermo Del Toro sobre a obra original...
Fico feliz que essa novela tenha acabado!
A leve idéia do Del Toro ser o diretor me deixa mais animado ainda.
Quanto a historia, os filmes SdA´s são ótimos, como filma, já adaptação não é aquelas coisas, personagens em locais errados, e além de locais errados ainda morrendo fico complicado... E ainda mais sem final certo do livro.
Sei que nenhuma adaptação liberaria vai ficar 100% mais não precisa exagerar nas mudanças bestas também.
Esse segundo filme do hobbit me dá medo por isso... Espero mesmo que o Legolas não apareça, já que não livro ele não aparece, nem tão pouco Arwen e Aragorn... Não livro hobbit eles não aparecem... Ou seja vão inventar no segundo para juntar tudo isso... ó.Ò
Sem contar que algumas historias fora do livro estão no silmarillion e Contos inacabados, dos quais creio que não tenham direito de filmagem já que Christopher Tolkien é totalmente contra o filme...
Será que vão usar os dados do apêndice do SdA e inventar o resto?
Bom agora é esperar.
[s]s
http://www.prahoje.com.br/bill
Postar um comentário