14.12.07

O Cinema Espiritualista Nacional

Praticamente esquecido na França, onde se originou, o Espiritismo aportou no Brasil. Bastante difundido, esse movimento sofreu influências de nossa cultura e, nosso povo. Notadamente, a tradição católica está na raiz da maior parte das famílias espíritas, fazendo-se presente nos hábitos, hierarquias e rituais. No entanto, graças as origens indígenas e africanas, nossa nação tornou-se aberta a mediunidade. E hoje, alguns fenomênos, como entidades desencarnadas, possessão por espíritos, cura espiritual entre outras são coisas naturais no Brasil, coração do mundo - pátria do evangelho.

E nessas circunstâncias, o cineasta Glauber Filho realiza o primeiro filme espírita brasileiro para os cinemas: BEZERRA DE MENEZES: MÉDICO DOS POBRES. Realizado com a mais avançada tecnologia digital, o longa fará uma fiel reconstituição de época para representar o Ceará e o Rio de Janeiro do Século XIX. Com cuidadosa pesquisa história, aliada a extensa pesquisa iconográfica nos acervos mais importantes do país, a vida de Bezerra de Menezes será contada com passagens ficcionais e relatos de pesquisadores de sua vida e obra. No elenco, Carlos Vereza, que interpretará Bezerra de Menezes na fase adulta.

"O filme retrata a trajetória de Bezerra de Menezes, seguindo uma linha temporal, mas intercalada com depoimentos de personalidades que estudaram sua vida e obra", explica o cineasta Glauber Filho.

A trajetória de Bezerra foi marcada pelo amor e pela caridade. Seja como político devotado às causas humanitárias ou como o médico conhecido por jamais negar socorro a quem batesse à sua porta. Ele pesquisou a ciência espírita por meio de médiuns e sonâmbulos; ofereceu a medicina do futuro unindo magnetismo animal, homeopatia e a desobsessão e divulgou a filosofia espírita em sua coluna no jornal "O Paiz"


>>>Confira o site do filme aqui!

4 comentários:

Kamila disse...

Cresci na religião católica, mas acredito em muita coisa do que diz o Espiritismo. Espero que o filme faça uma reflexão sobre a religião, ao invés de ser uma peça de pregação.

Bom final de semana!

Anônimo disse...

Oi Marfil, td bem? Onde posso encontrar algo sobre o filme "Alice n País das Maravilhas"? Tchauzinho e feliz Natal!

Marfil disse...

Adriana: No Spoiler Movies têm uma resenha do filme. Clique em algum filme da sessão críticas e procure pelo filme no sidebar laranja. O filme é uma metafóra da adolescência.

Anônimo disse...

Puxa, nunca tinha ouvido falar nada desse filme e fiquei bastante interessado. Seu assunto me agrada bastante, até por ser algo novo para o cinema nacional.

Abraço!

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru