15.9.07

Conexão Toronto-San Sebastian

TORONTO/LONDRES/SAN SEBASTIAN: Há anos, Toronto leva a fama de ser o festival no qual são apresentados os filmes com pretensões de disputar algum Oscar. No início, era natural que o festival servisse de trampolim para alguns filmes. No entanto, já há algum tempo, os estúdios se esforçam para usar a mostra de Toronto como plataforma de lançamento de suas candidaturas.

Este ano, isso ficou ainda mais evidente na primeira metade do festival, quando uma avalanche de famosos cruzou o tapete vermelho do Roy Thomson Hall, sala dedicada aos filmes da sessão de gala e normalmente reservada a grandes produções com orçamentos poderosos.

EASTERN PROMISES, de David Cronenberg, com os atores Viggo Mortensen e Naomi Watts; RESERVATION ROAD, de Terry George, com Joaquin Phoenix e Mark Ruffalo; RENDITION, de Gavin Hood, com Jake Gyllenhaal e Reese Witherspoon; e MICHAEL CLAYTON, de Tony Gilroy, com George Clooney e Tom Wilkinson, foram algumas das produções escaladas para a sessão de gala e desde que foram exibidos, fortes candidatos ao OSCAR 2008.

Mas os filmes com chances de chegar ao Oscar não estão limitados à sessão de gala. Um bom exemplo é NO COUNTRY FOR OLD MEN, o thriller dos irmãos Joel e Ethan Coen, protagonizado por Javier Bardem, Tommy Lee Jones, Josh Brolin e Woody Harrelson.

Tommy Lee Jones pode ser o ator com mais chances de ser indicado à próxima cerimônia do Oscar, graças à sua atuação em outro filme que recebeu boas criticas em toronto, IN THE VALLEY OF ELAH.

O longa, dirigido pelo canadense Paul Haggis - que ganhou o Oscar de melhor filme por CRASH - se centra na busca do assassino de um veterado do Iraque, morto após retornar aos Estados Unidos.

Outro possível candidato ao Oscar é INTO THE WILD, do ator e diretor Sean Penn. O filme, um dos que mais recebeu críticas positiva no festival, é uma reflexão, através dos olhos de um jovem de classe média-alta, sobre o que significa ser americano nos dias atuais.

A disputa afunila e os Festivais seguem numa maratona interminável. Essa semana, o Festival de Londres anunciou sua seleção oficial, incluindo vários projetos conhecidos: Ang Lee (LUST, CAUTION), Alexander Sokurov (ALEXANDRA), Abdellatif Kechiche (THE SECRET OF THE GRAIN), Jan Sverák (EMPTIES), Francois Ozon (ANGEL), Sean Penn (INTO THE WILD), Ermanno Olmi (ONE HUNDRED NAILS), Michael Haneke (FUNNY GAMES), Adoor Gopalakrishnan (FOUR WOMEN), Takeshi Kitano (GLORY TO THE FILMMAKER!), Andrew Dominik (THE ASSASSINATION OF JESSE JAMES BY THE COWARD ROBERT FORD), Todd Haynes (I'M NOT THERE), Nobuhiro Yamashita (THE MATSUGANE POTSHOT AFFAIR), Céline Schiamma (WATER LILLIES), Rodrigo Plá (LA ZONA), Shivajee Chandrabhushan (FROZEN) e Marjane Satrapi & Vincent Paronnaud (PERSEPOLIS).

E enquanto isso, na Espanha, o Festival de San Sebastian segue com enorme prestigio para os brasileiros Sandra Cogut (VIA LÁCTEA), Chico Teixeira (CASA DE ALICE) e César Charlone (EL BAÑO DEL PAPA), além do canadense David Croneberg com seu novo hit EASTERN PROMISES.

Você confere a cobertura completa dos três Festivais simultâneamente aqui no SPOILER NEWS, além das críticas no SPOILER MOVIES e a cobertura do OSCAR no SPOILER PREMIUM

3 comentários:

Gustavo H.R. disse...

Que magnífico momento de sua sempre sólida carreira vive Cronenberg.

Wanderley Teixeira disse...

Acredito ser por aí mesmo...A campanha começa por agora.Acho q Eastern Promisses saiu com chances para o Mortensen, Atonement saiu de lá já com cara de certeza de indicação para Melhor Filme, e Juno saiu com muito gás tb, principalmente Ellen Page, q acredito ser "rebaixada para a categoria Melhor Atriz Coadjuvante..Já The Goilden Age se mostrou bem fraco, e vamos esperar para ver se Blanchett carregará esse sozinha tb.

Anônimo disse...

Estou bem ansioso por esse novo trabalho do Cronenberg. Acho que esse prêmio em Toronto só confirma que deve ser mais um filmaço do diretor - será que vai pra Oscar? E esse "Into the Wild" surpreendeu, torço para o sucesso da fita.

Abraço!

by TemplatesForYou
SoSuechtig,Burajiru